Certificação Energética

Certifique com
a qualidade Forma Z

A Certificação Energética classifica o desempenho energético de um imóvel numa escala de A+ a F e recomenda medidas de melhoria. É obrigatória na publicitação de qualquer anúncio comercial do imóvel para venda ou arrendamento e na celebração de contratos.

01.

Certificação energética (CE)

Asseguramos o cumprimento do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios, o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços, de acordo com o DL118/2013. O cumprimento deste requisito é obtido pelo acompanhamento do trabalho do projetista, pela sua análise e pedidos de correção, se necessário, de forma a viabilizar a obtenção de um projeto certificado, com a emissão do pré-certificado energético, necessário para obter a licença de construção. Efetuamos a certificação energética de edifícios novos ou já existentes, sejam estes relativos à habitação ou ao comércio/serviços.

02.

Medições da qualidade do ar interior em edifícios

Efetuamos avaliações do nível de contaminação do ar interior nos edifícios, locais de trabalho, ambientes controlados, salas limpas/brancas e similares, indo ao encontro das necessidades do cliente, de acordo com a norma que se pretende verificar (ex.: ISO EN 14644). A avaliação é, por princípio, efetuada a: monóxido CO e dióxido de carbono CO2, Ozono (O3), formaldeído (HCHO), compostos orgânicos voláteis totais (COVsT), partículas PM10μm, bactérias (incluindo legionella), fungos e gás radão.

03.

Auditoria Energética (AE)

Motivados por diferentes metas (redução de consumos, instalação de sistemas para produção de eletricidade, candidaturas a incentivos, renovação de CEs, desagregação de consumos), analisamos os fluxos do edifício, caracterizando-os, e identificando desperdícios e oportunidades de poupança, analisando-se o seu custo inicial, período de retorno e viabilidade de instalação.

04.

Estudos de racionalização energética e da QAI

Em caso de não cumprimento dos requisitos legais, é necessário apresentar um plano de racionalização energética, a entregar pelo proprietário à DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia). A Certavac poderá elaborar os planos e acompanhar a sua implementação no edifício, de forma a viabilizar a emissão do certificado sem marca de água.

05.

Supervisão de manutenção de sistemas AVAC

A Forma Z acompanha a vida do edifício, no que toca à manutenção dos sistemas técnicos AVAC/ILUMINAÇÃO/outros consumidores, prestando o serviço de Técnico de Instalação e Manutenção – TIM II / III, nomeadamente:

  • elaboração do Plano de Manutenção Preventiva – PMP;
  • execução correta da manutenção do sistema de climatização, por parte da empresa de manutenção e de acordo com o Plano de Manutenção Preventiva (PMP);
  • execução de inspeções periódicas aos equipamentos e sistemas de climatização;
  • monitorização das condições de qualidade do ar interior do edifício, por verificação/medição de rotina;
  • registo de alterações e atualização do histórico de manutenção.

06.

Fiscalização em obra

Acompanhamos a execução dos sistemas de climatização, garantindo o cumprimento da qualidade prevista pelo projeto certificado, aprovando materiais e equipamentos propostos pelo empreiteiro e assegurando a montagem em condições higiénicas que viabilizam a certificação do edifício.